Oláaaa mãezinhas !

Por aqui chegamos aos 6 meses e começamos a introdução alimentar , junto com ela a  minha saga por papinhas. 😄

Como na internet as informações as vezes ficam meio confusas comprei alguns livros de receitinhas de papinhas para fazer pro Enzo. Separei para vocês as ideais para essa primeira introdução e as que tem maior aceitação com meu pequeno.

Mas primeiro vamos falar das vantagens da papinha caseira:

Papinhas industrializadas tem seus ingredientes aquecidos a uma temperatura super elevada e depois sãopapinhas
resfriados, a fim de que sejam esterilizados. Isso faz com que eles tenham uma vida útil longa, cerca de 2 anos, porém isso faz com que elas percam grande parte dos seus nutrientes e sabor.

Já as papinhas caseiras o bebê conhece realmente o sabor dos alimentos , além de você saber exatamente o que está contido na receita, podendo ser alternado os ingredientes de acordo com os gostos do bebê, fora que é muito mais saudável e nutritiva.

O ideal é que as primeiras papinhas sejam pastosas e com textura uniforme para melhor aceitação do bebê. (Texto tirado do Livro:  100 receitas de papinhas e comidinhas : Alimentação saudável para bebês de 06 meses a 1 ano – Annabel Karmel)




As primeiras papinhas fiz batidas no liquidificador , assim que Enzo se acostumou , passei a machucar com o garfo e tento deixar tipo um purêzinho.

Papinha de Cenoura:

  • 350 gramas de cenoura descascada de picada;

Modo de preparo: 

Coloque a cenoura em uma panela de cozimento a vapor e cozinhe por 15-20 minutos, até ficar macia. Ou coloque numa panela e cubra com água fervente e deixe de 15-20 minutos.

Escorra, transfira para o liquidificador e vá acrescentando água até ficar na textura que você deseja e que o bebê não tenha dificuldade para engolir. Se foi feita no vapor coloque água mineral , se foi cozida use a própria água do cozimento. Sirva morna.

Pode congelar.


Papinha de mãça ou Pera

  • 02 maças ou duas peras médias, descascadas, sem miolos e picadas.
  • 1-2 colheres de sopa de água;

Modo de preparo: 

Coloque as frutas picadas em uma panela , adicione a água , se a pera estiver muito madura não precisa de água. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo de 6-8 para maças e 4 minutos para peras.

Amasse as frutas com o garfo até obter um purê e sirva morno.

Experimente também com uma pitadinha de canela em pó .. As de maça ficam uma delícia ☺

Pode congelar.


Batata doce / batata inglesa e cenoura

  • 01 batata grande;
  • 01 cenoura pequena;

Modo de preparo: 

Lave e descasque a batata e a cenoura , pique e cozinhe no vapor por 20 minutos (até ficarem molinhas);

Retire do fogo amasse com o garfo e coloque um pouco de água para ficar na consistência de purê. Você tambem pode acrescentar um pouquinho do leite que o bebê está acostumado. Sirva morna.

Pode congelar.


Banana Envelopada

  • 01 banana com casca.

Modo de preparo: 

Cozinhe a banana por 30 minutos em fogo normal;

Deixe esfriar, retire a casca , amasse e sirva.

Pode salpicar um pouquinho de canela.

Como Conservar as papinhas?

Papinhas
Papinhas do Enzo

As papinhas do Enzo, eu geralmente faço a noite para ele comer no outro dia na casa da avó, desta forma ela pode ficar na geladeira por 24horas.  Espero esfriar só para assim aguardar. Não precisa congelar.

Quando sobra ou faço uma quantidade maior, coloco nos potinhos , espero esfriar e guardo no congelador. Também gosto de etiquetar para saber o sabor e a data que fiz.

Para descongelar , basta colocar na parte de baixo da geladeira por umas 5horas e depois esquentar em banho maria.

Não sou adepta do microondas para fazer as coisas do Enzo.

 

Existem outras técnicas para o congelamento da papinha , mas pra mim assim é a que mais funciona, não tenho problema em esperar esfriar kkkkkk

Espero que tenham gostado , beijosss e até o próximo post 💋 

acompanhar




Comentários

comments