Quem nos acompanha lá pelo instagram (@manumaedoenzo) já deve saber que Enzo está se curando de uma estomatite.

Tudo começou assim: Cheguei do trabalho e fui buscar ele de costume com minha sogra , ela me disse que ele tava meio febril, babando muitooooo e mal tinha comido.  Deduzimos ser desconforto por causa dos dentinhos e não fizemos muito alarde. No dia seguinte ele foi passar o dia com minha mãe , e no fim da tarde ela me liga dizendo que estava levando ele de volta porque ele não parava de chorar e estava muito irritado. Sai do trabalho correndo e vou para casa, chego lá ele está ardendo em febre, chorando muito e babando muito por nem conseguir fechar a boca.

Corri pro hospital e quando chegamos lá , assim que a médica abre a boquinha dele diz: – Ele está com estomatite !

Ai eu : – Ham ! Como assim ? Como ele pegou isso ?

E para as mamães que assim como eu não sabiam o que danado é isso , fiz um resuminho💋💋

🔸O que é ?
A Estomatite é uma infecção viral bastante comum em crianças que pode ser causada pelo vírus coxsackie ou o da herpes simples, que provoca várias feridinhas (ou aftas) na boca e garganta.

Apesar de estomatite ser uma palavra que faz lembrar o estômago, a doença nada tem a ver com esse órgão.

estomatite🔸Sintomas :
O principal deles é o aparecimento de pequenas aftas (de um a cinco milímetros de diâmetro) no interior da boca e garganta, causando desconforto, mal estar e dor, o que leva a criança a parar de comer. Além disso, a criança poderá ter febre alta durante um ou vários dias.

🔸Tratamento:
Por ser causada por um vírus, não há um tratamento específico. A recomendação é esperar a melhora que deve acontecer entre 10 a 14 dias, porém é importante a ida ao médico para que ele veja a possibilidade de alguma medicação para amenizar o desconforto e a febre. Também é importante manter a criança sempre bem hidratada. Oferece-lá bebidas e alimentos mais frios e nada ácido ou com muito sal.

🔸Contágio:
O contágio pode acontecer por contato pele a pele e também colocar a mão suja na boca, por isso é importante lavar as mãos das crianças com frequência ou caso ele utilize chupetas ou bicos, os lavar e esterilizar diariamente.

🔸Prevenção:
Infelizmente não existe uma forma de prevenção que impeça 100% seu filho de contrair a estomatite. Já que o vírus pode ser encontrado tanto em adultos como crianças e é contaminado através do contato. o através do contato. O que pode ser feito é evitar o contato com quem já esta doente, evitando assim os riscos da criança ter também.

Tá aí mais uma das coisas que eu só iria aprender com a maternidade …

Espero que tenham gostado , beijosss e até o próximo post 💋 

acompanhar

Comentários

comments